Registro sobre a Missa da Madre Assunta, que aconteceu no dia 01/07/2023, Sabádo.
A obra acolheu muitas crianças órfãs e também, crianças abandonadas que se encontravam nas ruas de São Paulo, os filhos dos ex-escravos. O Orfanato prestou um grande serviço à sociedade por muitos anos. Aos poucos foi deixando de ser necessário, uma vez que a realidade social foi mudando. Por esta razão, em 2004, passou a ser, ao mesmo tempo, também, Abrigo de Crianças de ambos os sexos, provenientes de famílias vulneráveis, de ambos os sexos.
O Orfanato só veio a receber o nome de “Casa Madre Assunta” em 2004, quando a administração passou a ser responsabilidade das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo, Scalabrinianas. Este novo nome, foi um modo de homenagear Madre Assunta Marchetti, a Cofundadora da Instituição. Ela foi, na verdade, uma verdadeira mãe para os órfãos e abandonados aqui acolhidos.
Pouco depois, em 2008 foi criado o Projeto Conviver para crianças vulneráveis. E, em 2012, foi fechado o Abrigo. Na Casa Madre Assunta, a partir desta data, passou a funcionar somente o Projeto Conviver que oferece reforço escolar, atividades/oficinas tais como: Formação Humana e Cristã, Música, Artesanato, Dança, Esportes, Meio Ambíente e outros, para crianças e adolescentes na faixa etária de 06 a 15 anos, no contra arte culinária, turno da escola.
A Instituição visa trabalhar o desenvolvimento integral dos assistidos, a superação de eventuais vivências traumáticas, de separação, de violência; a apropriação e ressignificação de sua história de vida e o fortalecimento da cidadania, autonomia e inclusão social.
Com as famílias a Instituição desenvolve trabalhos de fortalecimento de vínculos, orientação, encaminhamentos para a rede de serviços públicos e privados, atendimento psicossocial e doação de alimentos, quando necessários. Além disso, como forma de proporcionar momentos de lazer e aproximação das crianças com suas respectivas famílias, realizamos festas de aniversários, do dia da criança, bem como festas religiosas como o dia da Páscoa, do Natal, da Bem-aventurada Assunta outras datas comemorativas, envolvendo as famílias, parentes, amigos e benfeitores.