Casa Madre Assunta - Projeto Conviver

Quem Somos

NOSSA HISTÓRIA

O Instituto Cristovão Colombo, hoje “Casa Madre Assunta”, foi fundado em 07 de agosto de 1904 com a finalidade de acolher os órfãos, filhos de imigrante italianos.
Foi Padre José Marchetti, que iniciou o trabalho de acolhimento de crianças órfãs, em 22 de novembro de 1895, no Instituto Cristóvão Colombo, no “Alto do Ipiranga”,São Paulo, SP, num terreno doado pelo Conde José Vicente de Azevedo.Em 1896, o Padre José Marchetti, adquiriu – por meio de doações – um outro terreno na Vila Prudente para construir o Orfanato feminino. Ele, infelizmente, faleceu em fins de 1896, vítima de febre tifoide. Padre Faustino Consoni, sucessor de Padre Marchetti, terminou a obra, que foi inaugurada, oficialmente, pelo Bispo fundador, hoje São João Batista Scalabrini.

A obra acolheu muitas crianças órfãs e também, crianças abandonadas que se encontravam nas ruas de São Paulo, os filhos dos ex-escravos. O Orfanato prestou um grande serviço à sociedade por muitos anos. Aos poucos foi deixando de ser necessário, uma vez que a realidade social foi mudando. Por esta razão, em 2004, passou a ser, ao mesmo tempo, também, Abrigo de Crianças de ambos os sexos, provenientes de famílias vulneráveis, de ambos os sexos.
O Orfanato só veio a receber o nome de “Casa Madre Assunta” em 2004, quando a administração passou a ser responsabilidade das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo, Scalabrinianas. Este novo nome, foi um modo de homenagear Madre Assunta Marchetti, a Cofundadora da Instituição. Ela foi, na verdade, uma verdadeira mãe para os órfãos e abandonados aqui acolhidos.

Pouco depois, em 2008 foi criado o Projeto Conviver para crianças vulneráveis. E, em 2012, foi fechado o Abrigo. Na Casa Madre Assunta, a partir desta data, passou a funcionar somente o Projeto Conviver que oferece reforço escolar, atividades/oficinas tais como: Formação Humana e Cristã, Música, Artesanato, Dança, Esportes, Meio Ambíente e outros, para crianças e adolescentes na faixa etária de 06 a 15 anos, no contra arte culinária, turno da escola.
A Instituição visa trabalhar o desenvolvimento integral dos assistidos, a superação de eventuais vivências traumáticas, de separação, de violência; a apropriação e ressignificação de sua história de vida e o fortalecimento da cidadania, autonomia e inclusão social.

Com as famílias a Instituição desenvolve trabalhos de fortalecimento de vínculos, orientação, encaminhamentos para a rede de serviços públicos e privados, atendimento psicossocial e doação de alimentos, quando necessários. Além disso, como forma de proporcionar momentos de lazer e aproximação das crianças com suas respectivas famílias, realizamos festas de aniversários, do dia da criança, bem como festas religiosas como o dia da Páscoa, do Natal, da Bem-aventurada Assunta outras datas comemorativas, envolvendo as famílias, parentes, amigos e benfeitores.

NOSSA MISSÃO

“Oferecer espaço de atenção aos direitos da criança e adolescente, fortalecendo sua integridade física, afetiva, educacional, espiritual e garantir os vínculos afetivos com seus familiares”.

O projeto não tem nenhum convênio com Estado ou com a Prefeitura. É a Mantenedora da “Associação Educadora e Beneficente, Casa Madre Assunta”, ou seja, a Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo, scalabrinianas, que responde às situações urgentes e dá apoio aos projetos, através de recursos econômicos, humanos e espirituais.
Portanto, a Casa Madre Assunta, aceita doações de: roupas, alimentos, produtos de higiene, limpeza, dinheiro, etc. Além disto aceita-se o trabalho voluntário após entrevista com o pessoal da administração. Arrecadamos, também, fundos para a alimentação de nossos pequenos e dos funcionários, por meio do bazar, de shows, bingos, quermesses, cujas rendas são revertidos em prol das crianças e adolescentes que são atendidas pela Instituição.

Conheça a casa madre assunta marchetti

Posso ajudar?