Colaboradores do Projeto Conviver participam de formação

Aconteceu nos dias 28 e 29 de janeiro a formação para os colaboradores do Projeto Conviver da Casa Madre Assunta, da Vila Prudente, São Paulo/SP. O intuito foi oportunizar momentos de formação integral para os nossos colaboradores, ajudando a ter uma qualidade de vida coletiva e pessoal, assim motivando para a realização de seu trabalho.

Espiritualidade na Atuação Scalabriniana
No dia 29 de janeiro, a formação “Espiritualidade na Atuação Scalabriniana” foi conduzida por Wellington Barros. Durante sua fala, destacou que, no contexto da Província Maria, Mãe dos Migrantes, a espiritualidade não é apenas um conceito abstrato, mas o alicerce fundamental para a atuação dos colaboradores.

Wellington destacou que, muitas vezes, a vida parece passar sem que percebamos, recordando o ditado egípcio que diz: “todos temem o tempo, e o tempo teme as pirâmides”. Ele refletiu que o tempo é implacável e lembra-nos constantemente da nossa transitoriedade, porém temos a capacidade de construir algo sólido que desafie essa natureza transitória. Ele ressaltou que a vida é um desafio repleto de momentos de alegria e de coisas maravilhosas, mas exige que aprendamos a valorizar o presente em vez de vivermos apenas a planejar o futuro.

Ele refletiu com os participantes sobre o que é a espiritualidade, destacando que ela é mais do que um conjunto de orações ou rituais, pontuando que a espiritualidade é uma característica universal e integrante da experiência humana, perpassando toda a vida e corporeidade. Wellington sublinhou que, na ação Scalabriniana, a espiritualidade cristã é um projeto de vida enraizado nos ensinamentos de Jesus e na tradição, refletindo-se numa vida aberta a Deus que unifica todo o viver da pessoa e promove a comunhão com todos.

Ele pontuou que, na atuação Scalabriniana, esta espiritualidade se manifesta como espiritualidade de ação, animada pela esperança e focada na promoção integral da pessoa, espiritualidade de acolhida, que valoriza a comunhão na diversidade, e espiritualidade do peregrino, que vive intensamente o tempo presente.

Do Serviço de Comunicação

More Articles